Os Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE) estão ganhando importância, especialmente nessa última década, em razão do aumento do consumo e da abrangência da regulamentação. Porém, eles ainda não recebem a devida atenção por parte da população e do poder público, em grande parte devido a pouca difusão das informações relativas aos impactos desses resíduos.
Os REEE contêm muitos materiais de alto valor agregado como cobre e ouro, e elementos de terras raras que podem ser recuperados e reutilizados na produção de novos produtos. Da mesma forma, pode-se reduzir a pressão sobre os recursos naturais, reduzindo a exploração, por exemplo, de jazidas de minério, ao se reaproveitar tais materiais. Portanto, não dar a esses resíduos a devida atenção não é só danoso ao meio ambiente, mas também se caracteriza como um desperdício econômico.
Nesse sentido, viu-se a necessidade de auxiliar a população, trazendo informações claras sobre onde e como descartar adequadamente seus REEE na cidade do Rio de Janeiro. Para tanto, este manual foi desenvolvido a partir da iniciativa do Centro de Tecnologia Mineral (CETEM/MCTIC), em parceira com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, por meio da Decania do Centro de Tecnologia (CT-UFRJ) e com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA).
Ver documento:manual-destinacao-residuos-eletronicos (1)