BRASIL: Manual para a destinação de resíduos eletroeletrônicos: orientação ao cidadão sobre como dispor adequadamente os resíduos eletroeletrônicos na cidade do Rio de Janeiro

ImagenBrasilOs Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE) estão ganhando importância, especialmente nessa última década, em razão do aumento do consumo e da abrangência da regulamentação. Porém, eles ainda não recebem a devida atenção por parte da população e do poder público, em grande parte devido a pouca difusão das informações relativas aos impactos desses resíduos.

Os REEE contêm muitos materiais de alto valor agregado como cobre e ouro, e elementos de terras raras que podem ser recuperados e reutilizados na produção de novos produtos. Da mesma forma, pode-se reduzir a pressão sobre os recursos naturais, reduzindo a exploração, por exemplo, de jazidas de minério, ao se reaproveitar tais materiais. Portanto, não dar a esses resíduos a devida atenção não é só danoso ao meio ambiente, mas também se caracteriza como um desperdício econômico.

Nesse sentido, viu-se a necessidade de auxiliar a população, trazendo informações claras sobre onde e como descartar adequadamente seus REEE na cidade do Rio de Janeiro. Para tanto, este manual foi desenvolvido a partir da iniciativa do Centro de Tecnologia Mineral (CETEM/MCTIC), em parceira com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, por meio da Decania do Centro de Tecnologia (CT-UFRJ) e com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA).

Ver documento:manual-destinacao-residuos-eletronicos (1)

Archivado en: Brasil, Destacados, Diagnósticos/Estudios, Documentos, Noticias, Panorama por País